Figura pioneira do Parque Harmonia, Rene Barbachan simboliza a força de quem mantém acesa a chama do tradicionalismo
Poucos nomes traduzem com tanta fidelidade a essência do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre quanto o de Rene Maurício Barbachan. Patrono da edição de 2025, ele carrega não só o título, mas a trajetória de quem ajudou a erguer, um dos maiores encontros de manifestação tradicionalista do Brasil.
Antes mesmo da criação oficial do Acampamento, em 1987, Rene já acampava no Parque Harmonia. Ao lado de cinco amigos, foi pioneiro em transformar aquele pedaço da capital em território de vivência campeira, espaço onde a hospitalidade encontra morada permanente. O tempo tratou de confirmar que este encontro se tornaria a maior festa a céu aberta de celebração gaúcha.
A escolha de Barbachan como patrono é um reconhecimento público a esse espírito de vanguarda. O porto-alegrense representa a força de quem mantém acesa a chama do tradicionalismo. Não à toa, é respeitado como profundo conhecedor da indumentária campeira e mestre da cozinha gaúcha que o faz presença requisitada muito além de setembro.
Homem de campo, leva consigo a herança familiar que o aproximou desde cedo da lida campeira. No Harmonia, sua figura é espelho para os mais antigos e segue como referência para as novas gerações que veem nele um exemplo de como tradição mantêm firme a cultura gaúcha. Com Rene Barbachan como patrono, o Acampamento Farroupilha mantém sua essência de espaço onde memória e identidade se encontram.
PATROCÍNIO
Festejos Farroupilhas 2025 do Acampamento Farroupilha é gratuito e tem acessibilidade completa, e é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e Pró-Cultura LIC RS. Bradesco e Amstel apresentam, já o patrocínio é de GRID, Pepsi, CEEE Equatorial, Casas Bahia e Governo do Estado Rio Grande do Sul e co-patrocínio de Raia, Tintas Renner, Cachaça 51 e 3 Corações. Também conta com o apoio Cígame, Ishop, Rissul, Transul e Tri Legal.