Um grande galpão crioulo ao ar livre, o Acampamento Farroupilha se entrelaça com Porto Alegre e reafirma-se como destino cultural de excelência
Durante o Acampamento Farroupilha, o coração de Porto Alegre se transforma em uma grande sala de visitas do Rio Grande do Sul, onde tradição, turismo e hospitalidade se encontram. É a cultura gaúcha em estado puro, de porteiras abertas para um público que deve superar os mais de 2 milhões de visitantes, contabilizados na edição passada.
Por 21 dias, o Parque Harmonia vira morada onde o cheiro do churrasco guia os passos dos visitantes e o roncar da cuida de chimarrão embala as conversas dentro dos galpões. Os 236 piquetes acampados na edição de 2025 se entrelaçam como vizinhança campeira, transformando a capital em um imenso galpão crioulo ao ar livre.
Um local de boas-vidas e acolhimento
Receber com carinho, e um agrado em forma de alimento, é um ato típico do nosso povo. Foi com esse pensamento que o Piquete Lendas do Sul criou uma tradição no Acampamento e virou sensação de quem passeia pelo Parque. Diariamente, entre às 15h e às 18h, quem visita o piquete pode desfrutar de um café da tarde com a cara da campanha: bolinhos de chuva e um café passado, todos feitos na hora, são comercializados no local.
Um convite para parar e aproveitar a calmaria que se impõe frente ao corre-corre da cidade. “Aqui ninguém é estranho! Nós preparamos um local para quem chega se sentir em casa, acolhido e ter um momento bem especial”, explica Graça Spindola, responsável pelo piquete e à frente do preparo das delícias.
No Xirú do Coice, a experiência é outra: uma volta ao tempo dos galpões de fazenda. Panelas de ferro, retratos campeiros e a presença do patrão Gilson Vasques, sempre muito bem pilchado, dão o tom da autenticidade. Mas não é só cenário: o piquete abre espaço para ações sociais, oficinas criativas e almoços solidários que, só nesta edição, reúnem quase mil pessoas.
“A ideia do nosso piquete sempre foi congregar, começamos com os de perto, os amigos. Depois vimos a importância de realizar ações mais efetivas e pudessem impactar positivamente a vida de quem passa por aqui, no Acampamento”, conta Vasques.
Onde a sustentabilidade encontra morada
Esta já é mais uma edição que o Sustenta Tchê!, programa de sustentabilidade que ocorre junto aos piquetes acampados, reforça a importância da separação e descarte correto dos resíduos com ações concretas. Tudo isso, a partir da conscientização dos visitantes e dos piqueteiros em um processo que envolve a coleta e a entrega dos materiais às centrais de triagem e cooperativa
Como ocorre no Piquete Raiz Missioneira, de Irete Engler e o marido, que estão implantando no seu galpão o que também já fazem em casa. “Aqui no nosso piquete temos muita atenção à separação dos resíduos e para o descarte correto, como as latas, vidros e plásticos. E as tampinhas e lacres de latinhas reservamos para entregar a entidades que fazem ações com estes materiais”, explica.
Acampados no Parque há 12 anos, também, desenvolvem atividades lúdicas de recreação para que crianças e adolescentes que visitam o local possam aprender sobre reciclagem brincando: do jogo do osso feito com tampinhas de garrafa a cavalinhos criados a partir de garrafas PET.
“Este ano vamos trabalhar a reutilização de resíduos. Por isso, montamos um biodigestor para explicar como esse processo funciona”, relata Irete. E as crianças poderão levar para casa os biofertilizantes que resultam dessa ação, transformando a experiência em aprendizado prático e divertido.
PATROCÍNIO
Festejos Farroupilhas 2025 do Acampamento Farroupilha é gratuito e tem acessibilidade completa, e é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e Pró-Cultura LIC RS. Bradesco e Amstel apresentam, já o patrocínio é de GRID, Pepsi, CEEE Equatorial, Casas Bahia e Governo do Estado Rio Grande do Sul e co-patrocínio de Raia, Tintas Renner, Cachaça 51 e 3 Corações. Também conta com o apoio Cígame, Ishop, Rissul, Transul e Tri Legal.