Vera Lúcia Menna Barreto tem sua história de vida entrelaçada com a do CTG Tiarayú, do qual já foi patroa. Ela é figura ativa do tradicionalismo gaúcho e dedica-se à formação das novas gerações de prendas
Se a vida da Patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre tivesse trilha sonora, com certeza seria embalada pelo som da gaita ponto, do bumbo legüero e do violão tocados por algum grupo nativista durante os bailes de galpão. Vera Lúcia Menna Barreto, a prendinha que cresceu entre as danças de invernada e os saraus de poesia, recentemente foi patroa do CTG Tiarayú e hoje é homenageada pela maior festa da tradição gaúcha.
“É um sentimento lindo ter recebido esta honraria neste ano tão difícil que a gente teve. Mas estou feliz por fazer parte disso, ainda mais no ano em que se comemoram os 100 anos de Jayme Caetano Braun. É uma responsabilidade grande, mas uma alegria ainda maior poder estar junto e mostrando a força que o gaúcho tem”, evidencia a patrona. Vera aponta que receber este título é algo que não se faz sozinha, mas sim em agradecimento a todos que estiveram com ela em sua trajetória.
Eleita por unanimidade pela Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas para representar a força feminina do evento, Vera tem 62 anos, é professora aposentada com graduação em Ciências Físicas e Biológicas com Especialização em Matemática e Pós-graduada em Alfabetização. Já atuou em diversas frentes culturais, sendo protagonista como prenda da 1ª Região Tradicionalista e representou o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ao ser escolhida a 2ª Prenda do Rio Grande do Sul na gestão 1979/1980.
FLOR NATIVA DA TRADIÇÃO
“Iniciei minha caminhada tradicionalista em 1962, ano de meu nascimento, quando minha família participou da fundação do CTG Tiarayú. Meu avô colocou o primeiro esteio do galpão e meu tio João Zi Menna Barreto Netto foi o primeiro Patrão, posição que meu pai também ocupou”, conta sobre a conexão entre suas origens e as do CTG. Fundado com a participação da sua família, o Tiarayú tem sua invernada de dança figurando entre as primeiras posições nas edições do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).
Vera dedicou-se à preparação de prendas e peões da entidade e da 1ª RT, bem como de outras Regiões Tradicionalistas do estado. “Muitos títulos foram conquistados com as gestões que preparei”, relembra. Além de trabalhar na construção, organização e desenvolvimento de eventos oficiais, em 1983, participou da criação de outro Centro de Tradições Gaúchos, o CTG Gildo de Freitas. Também foi instrutora de danças e avaliadora de Danças Tradicionais pelo MTG.
Um currículo artístico e cultural que se aperfeiçoou ao longo do tempo. A forte atuação na 1ª RT rendeu-lhe funções como coordenadora do Grupo de Prendas e Peões e de Diretora Cultural. Em 2012, sua Região Tradicionalista a agraciou com o Troféu Anita. Nos anos seguintes, fortaleceu sua atuação estadual: foi coordenadora da Ciranda Escolar dos Festejos Farroupilhas; ocupou o cargo de Conselheira da Fundação Cultural Gaúcha; e no ano de 2019 atuou como Diretora de Concursos do MTG.
As faixas de prenda e as premiações de concursos que Vera conquistou em décadas, junto ao reconhecimento de seu nome no meio tradicionalista, a conduziram para um feito maior quando foi eleita patroa do CTG Tiarayú, na gestão 2018/2022. Um marco também para a entidade que, em mais de 50 anos, teve pela primeira vez uma mulher à frente da sua patronagem.
Agora, como Patrona dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Vera Lúcia Menna Barreto, entende que tem uma nova oportunidade de seguir perpetuando seu amor e dedicação de uma vida à cultura: “Para mim, é uma honra poder representar a força e a garra da mulher gaúcha. De assumir esta responsabilidade de fazer, com a Comissão Municipal dos Festejos e com os acampados, uma grande festa”. Além do comprometimento de trabalhar nas ações solidárias do Acampamento Farroupilha e de auxiliar a Ciranda Escolar que, segundo ela, é a menina dos seus olhos, visto seu envolvimento prévio.
PATROCÍNIO E APOIO
O Acampamento Farroupilha 2024 é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e Pró-Cultura LIC RS. Patrocínio de Bradesco, CEEE Distribuição - Grupo Equatorial Energia, Pepsi Black, Polar e Sulgás. Adicionalmente, Tintas Renner, Droga Raia e Cachaça 51, que também conta com o apoio da Cigame, Trilegal, Ishop, UniRitter e SETCERGS. A realização é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks, e Governo Federal – União e Reconstrução.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Pulso Comunica
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
www.pulsocomunica.com.br
Filipe Chagas - (51) 9 8139.1132
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Márcia Pilar - (55) 9 8462.8309
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.