Parque Harmonia irá receber mudas de árvores para plantio neste sábado

Bosque Farroupilha é uma iniciativa da GAM3 Parks e visa o plantio de 41 mudas durante o Acampamento Farroupilha


O Bosque Farroupilha será neste sábado, 16 de setembro, a partir das 09h. A ação capitaneada pela GAM3 Parks propõem a plantação de 41 mudas vegetais nativas de Porto Alegre. O número de mudas é referência a atual edição do Acampamento Farroupilha.


A iniciativa será realizada em conjunto com os piqueteiros acampados, com patrocínio do Salva-Dívidas. Ecoreal e a Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre também integram o desenvolvimento do projeto.


As mudas são de espécies tipicamente gaúchas, tais como o ipê-rosa, pitangueiras, araçás, entre outros. O local escolhido dentro do parque é próximo à rótula das cuias, e  proporcionará um espaço de convivência e reflexão, onde haverá uma placa com histórias e homenagens aos piqueteiros participantes. 


“O que será semeado não serão apenas mudas, mas também um futuro mais verde e sustentável para o Parque Harmonia e Porto Alegre” - garante Piettro Boscardin, especialista em ESG e sócio-fundador da Ecoreal. Confira as mudas e quantidades:


6 Pitangueira 

3 Ipê-rosa

4 Ipê-amarelo 

7 Ingá-banana

7 Chal-Chal 

7 Araçá 

7 Ingá-feijao 


COMUNIDADE FARROUPILHA

Essa ação está alinhada com a missão da GAM3 Parks de promover a revitalização e modernização do Parque Harmonia. Entre as iniciativas do projeto, está sendo realizada obras de infraestrutura que garantiram acessibilidade no parque e melhor drenagem. 


“A proposta fortalecerá a preservação desse legado natural e cultural, visando aprimorar a experiência via uma gestão responsável. Essa parceria com os piqueteiros e frequentadores reforça o vínculo com a cidade e promove o senso de comunidade” - destaca Carla Deboni, diretora administrativa da GAM3 Parks.


Em relação às ações de compensação ambiental, ainda em 2023, serão plantadas outras 250 mudas no parque. Esse plantio ocorrerá entre os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Já a segunda fase de medidas compensatórias será realizada entre os meses de março e maio de 2024.