Solidariedade e tradição marcam cerimônia de acendimento da Chama Crioula

Realizada neste domingo, a cerimônia contou com a presença do Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, muitos visitantes e clima de união e solidariedade


Com o Parque Harmonia lotado de visitantes e em clima de solidariedade às vítimas da enchente no Vale do Taquari, a tradicional cerimônia de acendimento da Chama Crioula aconteceu ao meio-dia deste domingo, 10, no Palco principal do Acampamento Farroupilha.


O candeeiro foi trazido pela cavaleira Sandra Abech e mais 10 cavalarianos da Estância do Xiru, e entregue ao prefeito Sebastião Melo e à Patrona dos Festejos Farroupilhas do município de Porto Alegre, Gringa Santos, que realizaram o acendimento da Chama Crioula.


O prefeito Sebastião Melo, em conjunto com a Comissão Especial do Acampamento Farroupilha decretou em edição extra deste domingo, a 41.a edição do Acampamento Farroupilha como "Acampamento Farroupilha Solidário", levando em consideração os eventos climáticos que atingiram o Estado e deixaram muitos mortos, desaparecidos e destruição; a dimensão do evento artístico que reúne milhares de pessoas unidas pela tradição e solidariedade e o papel da cultura como força de expressão emocional da população de Porto Alegre. (leia aqui a íntegra do decreto)


- É hora de darmos as mãos. Nós, da capital de todos os gaúchos, temos que nos unir em solidariedade pelo Rio Grande. A festa farroupilha tem que ser um exemplo de solidariedade. Além do decreto da prefeitura, cada piquete pode colocar a sua bandeira a meio-pau e uma tarja preta em respeito a toda tragédia que ocorreu e as vidas perdidas no Rio Grande do Sul - disse o Prefeito Sebastião Melo.


O vice-prefeito Ricardo Gomes participou da solenidade e destacou o espírito solidário do povo gaúcho: 


- O Rio Grande do Sul é forte e o Acampamento Farroupilha será um exemplo do congraçamento dos gaúchos em apoio daqueles que foram afetados pelas inundações - afirmou.


O Secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, disse que o setor cultural está mobilizado para ajudar os gaúchos do Vale do Taquari e lembrou que na pandemia o segmento teve papel importante na retomada:


- Cultura e tradição estão juntos para contribuir no que for preciso. Além disto, trabalhamos para valorizar a Cultura e neste sentido estaremos lançando esta semana um pacote de fomento que, entre outros setores, vai ser destinado ao tradicionalismo - destacou.


No encerramento da cerimônia, a Chama Crioula foi conduzida ao piquete da Prefeitura onde ficará guarnecida até o dia 20 de setembro, quando será extinta.