No ano do seu centenário, a apresentação gratuita de ‘Jayme Caetano Braun - Um Pajador Secular’ terá grandes potências do tradicionalismo prestando reverência ao grande poeta
O povo gaúcho, que sempre inspirou os versos de Jayme Caetano Braun, hoje tem o poeta e declamador como sua fonte maior de inspiração. A trajetória do artista será recriada no espetáculo cênico musical ‘Jayme Caetano Braun - Um Pajador Secular’, apresentado pelo Bradesco via Lei de Incentivo à Cultura.
O palco desta apresentação teatral inédita será o Acampamento Farroupilha que, de 7 a 22 de setembro, receberá a maior festa da tradição gaúcha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, em Porto Alegre. Em cena, mais de 60 artistas e músicos irão contar as origens de como o guri missioneiro se transformou neste grande ícone que propagou o legado ‘gaucho’ além-fronteiras.
“É uma forma de reverenciar a rica trajetória cancioneira, artística e cultural de 100 anos deste expoente não só do Rio Grande do Sul, mas reconhecido em diversos países da América Latina”, destaca Rinaldo Souto Oliveira, diretor e roteirista da peça.
Em setembro, três datas estão reservadas para as apresentações na Casa do Gaúcho. No dia 12 (quinta-feira), será em forma de um ensaio-geral e exclusiva para convidados. Já nos dias 13 (sexta-feira) e 14 (sábado), a partir das 20h, o público poderá prestigiar gratuitamente. Os interessados poderão retirar seus ingressos na secretaria da Casa do Gaúcho.
Pensado para conquistar o coração dos apaixonados pela cultura gaúcha, terá a presença de pessoas que compartilharam palco e vida com Jayme Caetano Braun: o músico Lucio Yanel, que foi seu companheiro de palco, e Adriana Braun, sobrinha do homenageado.
Uma estrutura será montada exclusivamente para este evento. O cenário retratará a fachada da casa onde Jayme nasceu e, mais do que um recurso cênico, irá interagir com personagens que ganharão vida através de figuras de expressão do tradicionalismo: declamadores, músicos e grupos de dança. “Elaboramos tudo especialmente para o momento, desde estudos para o figurino, elementos cenográficos, recursos de iluminação, imagens e sonorização que serão realizados por uma equipe de 20 profissionais”, afirma Rinaldo.
O narrador da peça será o poeta, pajador e radialista Paulo de Freitas Mendonça, que também colaborou no roteiro. Junto a ele estão nomes como Jadir de Oliveira, que interpretará Jayme em sua fase adulta; Alexandre Brunetto, responsável pelas canções; e participação especial do violonista Giancarlo Godoy, que compôs a trilha original do musical.
Entre os declamadores convidados: Liliana Cardoso (presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre 2024), Fábio Malcorra, José Estivalet, Romeu Weber, Silvana Andrade, Pedro Junior e Luis Afonso. Destaque, também, para o reforço artístico do corpo de dança do CTG Tiarayú (Invernadas Mirim, Juvenil e Adulto).
PATROCÍNIO E APOIO
O Acampamento Farroupilha 2024 é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e Pró-Cultura LIC RS. Patrocínio de Bradesco, CEEE Distribuição - Grupo Equatorial Energia, Pepsi Black, Polar e Sulgás. Adicionalmente, Tintas Renner, Droga Raia e Cachaça 51, que também conta com o apoio da Cigame, Trilegal, Ishop e UniRitter. A realização é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks, e Governo Federal – União e Reconstrução.
SERVIÇO:
Acampamento Farroupilha
‘Jayme Caetano Braun - Um Pajador Secular’
12/09 - Ensaio-geral e exclusiva para convidados
13/09 - Entrada franca
14/09 - Entrada franca
Local: Casa do Gaúcho, Parque Harmonia, rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 303 - Centro Histórico, Porto Alegre
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Pulso Comunica
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
www.pulsocomunica.com.br
Filipe Chagas - (51) 9 8139.1132
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Márcia Pilar - (55) 9 8462.8309
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.