Novos atrativos trazem mais visitantes ao Acampamento Farroupilha

Até o dia 22 de setembro, cerca de 2 milhões de pessoas são esperadas no Parque Harmonia


O Rio Grande do Sul e o Brasil estão se reunindo em Porto Alegre durante o Acampamento Farroupilha 2024. Prova disso, é o público expressivo que circula diariamente pelo Parque Harmonia: as duas primeiras semanas de evento já atraíram mais de 1,2 milhão de pessoas. São frequentadores que vêm prestigiar os 187 piquetes presentes, se divertir nas 120 atrações culturais e fazer compras na Feira Farroupilha de Artesanato. Além de conhecer a novidade desta edição, o Pavilhão da Agricultura Familiar.


Só no último domingo (15), foram cerca de 150 mil visitantes. O que também demonstra a capacidade de reinvenção e modernização do parque, que trouxe inovações estruturais que conquistaram o público e consolidaram o evento como um dos maiores do sul do Brasil. A Praça da Harmonia e o Mall Harmonia, despontaram como os principais pontos de encontro e convivência, aliando espaços modernos e acessíveis a um ambiente familiar e acolhedor. O que eleva a experiência de quem participa do Acampamento.


“A Praça da Harmonia, repleta de atrações culturais, se tornou o coração pulsante do Acampamento, com uma programação intensa que atraiu pessoas de todas as idades. Já o Mall Harmonia, com suas lojas, garantiu que os visitantes tivessem acesso a diversos tipos de produtos, aumentando o fluxo de pessoas durante todos os dias dessa grande festa”, destaca Carla Deboni, diretora da GAM3 Parks, concessionária responsável pelo Parque Harmonia.


A organização projeta receber, até o dia 22 de setembro, o número recorde de 2 milhões de pessoas. Dados expressivos que não apenas exaltam o gauchismo, como reafirmam a relevância do evento no calendário cultural do Brasil. O impacto positivo da nova infraestrutura, o apelo familiar e a acessibilidade garantem a continuidade como uma das principais atrações de Porto Alegre nos próximos anos, garante a concessionária que administra o local.


É o que sente o casal Adriana e Pedro Brasil, que tem a tradição de passear, tomar mate e encontrar os amigos no Acampamento. “Ficamos felizes em encontrar um espaço novo e bonito no Parque. São mudanças que gostamos de ver, as que melhoram nossa cidade”, enfatiza ela. Já o seu esposo explica que o que chamou atenção foi o palco principal que, com uma estrutura 360º, permite aproveitar os shows de todos os ângulos: “Uma beleza para ver os cantores que a gente gosta, hoje mesmo vim prestigiar um grupo que gosto muito. E virei em mais!”.


FOCO NA ACESSIBILIDADE
Outro ponto de destaque é a acessibilidade. Mais do que novidades na programação, a edição de 2024 apresenta benfeitorias que facilitam a locomoção, auxiliam na melhor interação com as atrações e promovem a realização de um evento mais democrático. Reforçando o compromisso do evento com a inclusão social. 


As revitalizações do Parque Harmonia foram fundamentais para garantir que o Acampamento Farroupilha fosse mais inclusivo do que nunca, com rampas, sinalizações adequadas e estruturas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Para o artesão Adauto de Souza, que expõe seu trabalho na Feira Farroupilha de Artesanato, a evolução é nítida. “Sou cadeirante e trabalho aqui há tempo, já passei por várias situações no passado. Mas melhorou muito o acesso ao Harmonia”. Segundo ele, muito pneu da sua cadeira de rodas motorizada foi furado ao percorrer terrenos íngremes. Agora, com a reestruturação feita, sente como usuário os benefícios.


NEGÓCIOS EM ALTA
“Os carros-chefes de vendas aqui são as alpargatas e as botas campeiras. Nosso estoque de um final de semana inteiro foi vendido no primeiro dia. Nossa equipe está em ritmo acelerado de produção para dar conta da demanda do Acampamento”, relata Scheyla Nunes, enquanto aponta para as caixas vazias que se acumulam no estande e demonstram o ótimo resultado das vendas. Ela é colaboradora de uma fábrica de calçados de Novo Hamburgo e, há 18 anos, participa como expositora da Feira de Artesanato: “Esta é a feira que mora no meu coração”.


A indumentária gaúcha também está entre os itens mais comercializados. “Os números positivos vêm nos surpreendendo a cada dia, comparando com os anos anteriores. Viemos preparados com um número até grande de estoque, trouxemos mercadorias para durar a festa toda, mas se foi quase tudo no segundo final de semana”, é o que relata o comerciante Vilson Ferreira, vindo da cidade de Boqueirão do Leão e que está em seu terceiro ano no Acampamento. Ele e outros lojistas estão instalados no Mall Harmonia, espaço que terá - durante todo o ano - foco na comercialização de produtos e serviços ligados à cultura gaúcha.

PATROCÍNIO E APOIO

O Acampamento Farroupilha 2024 é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e Pró-Cultura LIC RS. Patrocínio de Bradesco, CEEE Distribuição - Grupo Equatorial Energia, Pepsi Black, Polar e Sulgás. Adicionalmente, Tintas Renner, Droga Raia e Cachaça 51, que também conta com o apoio da Cigame, Trilegal, Ishop, UniRitter e SETCERGS. A realização é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks, e Governo Federal – União e Reconstrução.


INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Pulso Comunica
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
www.pulsocomunica.com.br
 
Filipe Chagas - (51) 9 8139.1132
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Márcia Pilar - (55) 9 8462.8309
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.