Mais de 2 milhões de pessoas passaram pelo Parque Harmonia neste mês de setembro
Depois de 16 dias de evento e recordes batidos, foram mais de 2 milhões de visitantes, o 42º Acampamento Farroupilha de Porto Alegre se despede do Parque Harmonia. Neste ano, 187 piquetes foram os personagens da maior festa da tradição gaúcha de 7 a 22 de setembro. Um Acampamento que acumulou resultados positivos, teve a marca da superação e resgatou a alegria de ver o Harmonia lotado.
“Que coisa boa ver toda essa gente aqui de novo! Olhar para o lado com e ter as pessoas tomando mate e curtindo com a família aqui. Eu adoro o Acampamento, venho aqui todo o ano para passear e ver meus amigos que fazem churrasco nos piquetes. É uma festa pra gente, ainda mais depois de tanta tristeza que passamos”, conta a Verônica Pereira, estudante de Enfermagem e moradora de Viamão.
Os novos atrativos também foram destaque, como: o Pavilhão da Agricultura Familiar com 40 expositores provenientes de 32 cidades do Rio Grande do Sul; as placas de esquina temáticas que sinalizaram as ruas e avenidas ao passo que prestaram homenagens às figuras de expressão da nossa cultura; a Praça da Harmonia recebeu a pavimentação para tornar o evento mais acessível e democrático.
ACAMPAMENTO EM NÚMEROS
A edição de 2024 impressiona pelo sucesso do evento em suas mais diversas dimensões: 400 toneladas de carne foram assadas pelos piquetes e operações comerciais; veículos de acessibilidade realizaram mais 200 viagens/dia, facilitando a locomoção e reforçando o compromisso com a inclusão social; mais de 10 mil crianças da rede de ensino pública que participaram da Ciranda Escolar; além dos cerca de 5 mil empregos gerados de forma direta e indireta.
Os bons negócios foram a tônica desta edição. “Tivemos recorde de vendas este ano. Muita coisa contribuiu para isso acontecer, desde a acessibilidade, a segurança e a infraestrutura. Sei disso, pois estou direto aqui e converso com meus clientes”, revela Jair José Hartmann, que há 19 anos comercializa crepes e sobremesas no Acampamento.
O programa Sustenta Tchê! reforçou as práticas socioambientais ao possibilitar que 15 toneladas de resíduos fossem desviadas de aterros sanitários, superando os resultados da edição de 2023. No evento foram geradas mais de 128 toneladas de resíduos, sendo: 3.270 de orgânicos, 12.333 de recicláveis e 113.183 de rejeitos. Já os Eco Pilas, moeda simbólica e ecológica que movimentou a economia interna do Parque, rendendo mais de R$ 2 mil em valores trocados.
“Aconteceu o Acampamento que planejamos, com inúmeras ações solidárias e de sustentabilidade. Um trabalho intenso, construído com piqueteiros, comissão e patrocinadores, que a nossa Porto Alegre e o Rio Grande do Sul tanto merecem”, explica Carla Deboni, diretora da GAM3 Parks - concessionária responsável pelo Parque Harmonia.
A MAIOR PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Dois palcos movimentaram o público que circulou pelo Harmonia: o Palco Jayme Caetano Braun — com estrutura 360º que permite aproveitar os shows de todos os ângulos — e o Palco Nico Fagundes. E esta foi a primeira vez que o Acampamento Farroupilha contou com mais de 120 atrações na sua programação cultural.
Segundo a presidente dos Festejos Farroupilhas de Porto Alegre e Secretária Municipal de Cultura e Economia Criativa, Liliana Cardoso, a prioridade nas contratações foi para artistas atingidos pelas enchentes de maio. “Na nossa programação, tivemos mais dezenas de artistas, dando espaço a quem está começando como grandes nomes da nossa cultura”, explica Liliana.
DESMONTAGEM DOS PIQUETES
De 23 de setembro até 2 de outubro, os piqueteiros realizam ações de força-tarefa para a retirada das estruturas que, durante mais de duas semanas, receberam as entidades tradicionalistas e patrocinadores no Parque Harmonia.
A primeira etapa é de recolhimento das partes internas dos galpões, itens decorativos e equipamentos de churrasco. A segunda fase é de desmontagem efetiva, um pouco mais demorada por tratar de obras. Ambas envolvem o trânsito de caminhões pelas ruas e avenidas do Parque.
PATROCÍNIO E APOIO
O Acampamento Farroupilha 2024 é financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e Pró-Cultura LIC RS. Patrocínio de Bradesco, CEEE Distribuição - Grupo Equatorial Energia, Pepsi Black, Polar e Sulgás. Adicionalmente, Tintas Renner, Droga Raia e Cachaça 51, que também conta com o apoio da Cigame, Trilegal, Ishop, UniRitter e SETCERGS. A realização é da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks, e Governo Federal – União e Reconstrução.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Pulso Comunica
Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil
www.pulsocomunica.com.br
Filipe Chagas - (51) 9 8139.1132
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Márcia Pilar - (55) 9 8462.8309
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.